Fotografia e Antropologia Visual

O curso abordará os fundamentos técnicos e metodológicos para o uso da fotografia no campo da Antropologia Visual. Para introduzir os alunos neste universo, serão trazidos para discussão os seguintes temas:

.A construção de sentido e as narrativas visuais a partir de instrumentos técnicos (fotográficos) e suas implicações para a Antropologia Visual;

.Análise do campo discursivo da imagem sob a perspectiva da Antropologia e os mais variados usos que a imagem possui neste contexto científico;

.A utilização da imagem fotográfica como instrumento de linguagem e documentação, suas implicações e possibilidades de interpretação.

Durante o curso, os alunos deverão produzir um ou mais ensaios fotográficos, que serão avaliados no início de cada aula. Assim, ao final do curso, cada um terá produzido e finalizado um curto ensaio de documentação fundamentado nas discussões de Antropologia Visual.

Programa:

1. Compreensão sucinta do campo e da ciência antropológica.

2. Etnografia e fotografia – o uso da imagem no campo da Antropologia.

3. A fotografia como instrumento de pesquisa e suas relações com a construção de sentido na História.

4. Codificação e decodificação das imagens fotográficas e seu processo de produção.

Fotografia de Rua

A fotografia de rua nunca foi tão popular quanto hoje. Todos têm uma câmera no bolso o tempo todo, e as mídias sociais conectam usuários e criam atalhos para difusão de informação. Vamos do click à resposta de um seguidor em segundos. Nesse turbilhão de imagens urbanas, como separar o joio do trigo na sua própria produção?

Por meio da apresentação de autores clássicos e contemporâneos (e do trabalho dos instrutores), essa oficina pretende bagunçar e organizar as ideias de fotógrafos de rua em busca de inspiração. Metade das aulas será dedicada ao estudo de técnicas de composição, abordagens e estilos, além da discussão de autores consagrados ou nem tão conhecidos assim. A cada encontro, ainda vamos discutir e buscar novas possibilidades para a produção diária dos alunos. Encerramos o curso com uma saída fotográfica pela cidade,  onde será possível por em prática novas e velhas ideias.

Programa:

Aula 1: Análise de imagens previamente enviada pelos alunos e apresentação de projetos pessoais dos instrutores
Aula 2: Discussão de autores clássicos
Aula 3: Apresentação de autores contemporâneos
Aula 4: Saída fotográfica e análise da produção dos alunos

Básico de Fotografia

O Curso Básico de Fotografia é composto por aulas expositivas e exercícios práticos, visando o domínio completo da técnica fotográfica essencial para a construção de imagens, além de abranger conceitos importantes de composição, estruturação fotográfica. Oferece também uma introdução à formação cultural e visual fundamental para quem procura a fotografia como profissão ou meio de expressão pessoal.

Programa:

.Surgimento da fotografia;
.Princípio de formação da imagem numa câmara escura;
.Diferentes tipos de câmeras;
.As diferenças e as semelhanças da fotografia analógica e da digital;
.Funcionamento e uso da câmera;
.Diafragma;
.Obturador;
.Sensibilidade (ISO);
.Uso do fotômetro;
.Objetivas (distância focal);
.Temperatura de cor e balanço de branco;
.Conceitos básicos de composição;
.Percepção da luz;
.Macrofotografia;
.Panning e zooming;
.O arquivo digital: compactação e formatos de arquivos;
.Introdução ao tratamento de imagem;
.Análise do material produzido;
.Orientação para aquisição de câmeras
.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Copyright © 2018 Roberta Simão

REPRODUCTION IS STRICTLY PROHIBITED WITHOUT PERMISSION, according to U.S federal Copyright Act of 1976.

REPRODUÇÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO, de acordo com a Lei Federal do Brasil nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998